A tintura é um extrato no qual os princípios ativos das plantas são extraídos através do uso de álcool. Você pode usar plantas frescas ou secas e o procedimento para o preparo é o mesmo para qualquer parte: raízes, caules, flores ou folhas. A tintura é feita usando álcool de cereais ou uma bebida com teor alcoolico superior a 40%, como vodka ou cachaça (que são bebidas incolores cujo aroma não interfere no resultado). A proporção de plantas em cada caso será diferente. Isso acontece porque as ervas secas perdem sua água no processo de desidratação e assim se tornam mais concentradas do que as frescas: Para ervas secas: Use uma proporção de 10% de plantas para 1 litro de álcool. Neste caso, o único pré-requesito é picar as ervas em pedaços pequenos caso necessário. Para ervas frescas: Use uma proporção de 25% de plantas para 1 litro de álcool. Neste caso, você deverá lavar bem a planta e deixar secando sobre um papel toalha para retirar o excesso de água da limpeza. Após, pique ela em pequenos pedaços para aumentar a retirada de princípios ativos. Modo de Preparo: Coloque a planta picada em um frasco de vidro e jogue o líquido escolhido sobre ela (álcool de cereais, vodka ou cachaça) de modo a cobrir toda a erva e chegar pertinho da boca do vidro e tampe bem. Essa etapa é importante para eliminar o máximo de ar de dentro do vidro Guarde o frasco em local escuro e em temperatura ambiente, durante um período de 8 a 15 dias. Nesse período, a mistura deverá ser agitada (com o frasco fechado) de uma à duas vezes por dia. Quando o álcool adquirir a cor dos extratos da planta, a tintura estará pronta. Coe e guarde-a em frascos de vidro (de preferência de cor âmbar). Caso não tenha, use vidro transparente mas guarde em um local escuro para preservar sua tintura por mais tempo. Coloque um rótulo com o nome da planta e a data de preparo. Validade: até 1 ano. Importante: As tinturas são extratos com alto nível de concentração e nunca devem ser ingeridos ou aplicados diretamente na pele sem a correta diluição e dosagem adequada. Seu uso deverá ser feito sob consulta e supervisão de um profissional, com cuidado e moderação. Contraindicações: As tinturas por conterem álcool são contraindicadas para crianças, gestantes e mulheres no período de lactação, para pacientes com problemas no fígado, que estejam tomando medicação controlada. Além disso, será contraindicada para qualquer pessoa que tenha alergia ou sensibilidade à qualquer um das ervas utilizadas no preparo da tintura. 📷 Pixabay
A bruxaria de cozinha é uma arte simples e poderosa, capaz de trazer transformações para nossas vidas! Se quiser tirar dúvidas, conversar mais e temperar um pouco a sua vida com muita magia, continue acompanhando o site e as redes sociais! Beijos de Bruxa!!!! 😊 Autora: Amanda Celli E-mail: contato@temperodebruxa.com.br Youtube: Canal do Tempero de Bruxa Instagram:Tempero de Bruxa Facebook:Tempero de Bruxa Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.
Olá, no lugar da vodka também pode usar cachaça? já que tem teor alcoolico de 40%? igual da vodka absolut por exemplo. Outra questão é onde posso encontrar alcool de cereal, onde você geralmente se encontra?
Obg
Oiê Priscila!! Como a cachaça possui teor alcoólico igual ao da vodka (40%) e também é incolor, pode usar para fazer as tinturas. O álcool de cerais pode ser encontrado em casas de produtos para artes ananto ou em casas que vendem as bases/essências /etc para confecção para produtos de beleza. Você pode achar em lojas online ou físicas (aqui em São Paulo-SP sempre encontro na Rua Tabatinguera, localizada no centro). Beijos de Bruxa!!!
Olá, vc indica alguma literatura que eu possa investir?
Obrigada pela atenção, adoro seu conteúdo.
Gostaria de saber onde obtenho o conhecimento da quantidaxe certa de uso de cada tintura, para nao ser aquem nem alem da necessidade correta. Obrigada!!
Gostei de ver, de saber e conhecer você. Me tornei seu fã. Sou adepto de recursos curativos pelas plantas medicinais e procurava um meio de fazer tintura. Rsrsrd . Aprendi com você agora. E como usar, gotas prudentemente diluidas em água pura, não é? Muito grato, viu? Parabéns pelo seu lindo trabalho.
Olá Aldo,
Gratidão pelo carinho!! Fico muito feliz em saber que você está gostando tanto do meu trabalho aqui no Tempero de Bruxa. Eu facço tudo com muito amor e dedicação para trazer conteúdos cheios de magia e sabedoria.
😊